- The Farm News
- Posts
- Brasil tem crescimento no abate de bovinos, suínos e aves
Brasil tem crescimento no abate de bovinos, suínos e aves
The Farm News Edição 262
💬 Pílula do dia!
🎯 Não se constrói riqueza sem gestão financeira
📈 Brasil tem crescimento no abate de bovinos, suínos e aves no terceiro trimestre 🐂🐖🐓
O abate de bovinos no país registrou um total de 10,33 milhões de cabeças no terceiro trimestre de 2024, aumento de 14,8% ante igual período de 2023. As informações constam das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro, e da Produção de Ovos de Galinha: Primeiros resultados para o terceiro trimestre de 2023, divulgadas nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o segundo trimestre de 2024, houve aumento de 3,2%.
Sobre bovinos, o IBGE informou ainda que houve produção de 2,7 milhões de toneladas de carcaças no terceiro trimestre deste ano, uma alta anual de 14,3% e um aumento de 6,3% em relação ao segundo trimestre. Os curtumes declararam ter recebido 10,34 milhões de peças inteiras de couro cru no período, ganho de 15,1% em comparação ao terceiro trimestre de 2023; e aumento de 2,6% em relação ao segundo trimestre de 2024. A Pesquisa Trimestral do Couro investiga os curtumes que efetuam curtimento de pelo menos 5 mil unidades inteiras de couro cru bovino por ano.
O abate de suínos subiu 1,7% no Brasil no terceiro trimestre de 2024, ante igual trimestre em 2023, para 1,4 milhão de cabeças. Na comparação com o segundo trimestre de 2024, houve aumento de 4,1%.
O abate de frangos no país, totalizou 1,6 bilhão de aves, o que representou aumento de 2,7% em relação ao terceiro trimestre de 2023; e alta de 0,9% na comparação com o segundo trimestre de 2024.
A aquisição de leite cru feita por estabelecimentos sob inspeção sanitária (federal, estadual ou municipal) caiu 0,6% na comparação anual, para 6,3 bilhões de litros. Na comparação com o trimestre anterior, a aquisição de leite cresceu 7,7%.
A produção de ovos de galinha, segundo a pesquisa, foi de 1,18 bilhão de dúzias no terceiro trimestre de 2024, o que representa uma alta de 9% ante igual trimestre de 2023. Na comparação com o segundo trimestre de 2024, houve um aumento de 2%.
🗞️ Um giro nas manchetes que foram notícias
📈 Exportação do agronegócio paulista cresce 11% no ano e mantém SP à frente de MT no setor
As exportações do agronegócio do Estado de São Paulo tiveram alta de 11,2% no acumulado de janeiro a outubro de 2024, para 25,77 bilhões de dólares, com impulso de produtos como açúcar, carnes, suco de laranja, celulose e café, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento antecipados à Reuters nesta terça-feira…
📌 COP29: Brasil apresenta meta ambiciosa para redução de emissões de GEE
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, esteve presente na abertura do estande brasileiro na COP29, em Baku, no Azerbaijão, para detalhar a nova meta climática do Brasil…
🇫🇷 Agricultores franceses protestam contra acordo Mercosul-UE
Agricultores franceses protestaram na terça-feira, 12, contra o acordo comercial entre União Europeia (UE) e Mercosul, que aumentaria as importações agrícolas da América do Sul. A UE e o bloco comercial, composto por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, chegaram a um acordo inicial em 2019…
🇷🇺 Rússia Confirma: País Vai Produzir 130 Milhões de Toneladas de Grãos em 2024
As estimativas da Rússia para a colheita de grãos deste ano, bem como para a área semeada de grãos de inverno, incluem dados de territórios ucranianos atualmente sob controle russo, informou o Ministério da Agricultura do país na terça-feira (12)…
📋 Ministério da Agricultura anuncia reestruturação de áreas técnicas
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (12/11) que a Pasta deverá ter duas novas secretarias em breve a partir de uma "pequena reestruturação" em áreas técnicas…
⚠️ Pressão de inseto capaz de destruir 90% das lavouras de algodão será maior em 24/25
O monitoramento digital de pragas feito pela FMC abrange mais de 6 milhões de hectares de lavouras brasileiras. Em levantamento recente, a ferramenta detectou aumento na pressão de Spodoptera frugiperda em todas as regiões analisadas nesta safra 2024/25, assim como do bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis), no Cerrado…
🇮🇳 💲Na Índia, o preço do trigo atinge máxima histórica com forte demanda e oferta limitada
Motivado pela forte demanda, oferta limitada e demora do governo em liberar os estoques de seus armazéns para aumentar os suprimentos, os preços do trigo na Índia atingiram um recorde, disseram autoridades do setor. É provável que os preços recordes elevem a inflação no varejo, que subiu para o maior nível em 14 meses em outubro, impulsionada por um salto nos preços dos vegetais e frustrando as esperanças de um corte na taxa de juros pelo banco central no próximo mês.
"Se o governo começar a liberar estoques, os suprimentos melhorarão e os preços cairão, como aconteceu no ano passado", disse o produtor de farinha Pramod Kumar.
Em setembro, Nova Délhi reduziu o limite dos estoques de trigo que os comerciantes e moageiros podem manter para ajudar a aumentar a disponibilidade do grão e moderar os preços. Mas as restrições não conseguiram derrubar os preços, que estavam sendo negociados em torno de 30.000 rúpias (355,64 dólares) por tonelada métrica em Indore, no Estado central de Madhya Pradesh, acima das 24.500 rúpias em abril e muito acima do preço mínimo de suporte fixado pelo governo de 22.750 rúpias para a safra passada.
Os comerciantes preveem que os preços subirão ainda mais, já que a nova safra não deve chegar ao mercado até março, disse um negociante de Mumbai de uma casa de comércio global. Inicialmente, a Índia planejava vender trigo de suas reservas para consumidores a partir de julho, mas isso foi adiado e não houve nenhuma atualização posterior sobre seus planos.
Os estoques de trigo nos armazéns estatais eram de 22,3 milhões de toneladas no início de novembro, um pouco acima das 21,9 milhões de toneladas do ano passado, mas muito abaixo da média de cinco anos, de 32,5 milhões.
Você que é Produtor, Gestor, Consultor e Técnico que atua no Agronegócio. Essa Página é para você!
👉🏼 A Blue Farm Finanças se propõe a trazer conhecimento para o Desenvolvimento das Pessoas e Negócios do Agro, além de oferecer Consultorias e Serviços estratégicos de Gestão Financeira.
📚Aqui você vai encontrar informações para gerir sua produção de forma profissional, e vai ficar por dentro de nossos cursos, treinamentos, Webinares e MasterClass.
Se você está comprometido com o crescimento e desenvolvimento do seu negócio Agro. Siga nosso Instagram e Seja Muito Bem-Vindo 🎯
🧬🐄 Brasil se consolida na liderança da exportação de genética bovina leiteira🏆
A Embrapa Gado de Leite (MG) enviou ao México a primeira avaliação genômica dos rebanhos da raça Gir Leiteiro naquele país, destacando o Brasil como referência em genética bovina para regiões de clima tropical. Anteriormente a instituição já havia realizado a entrega da primeira avaliação genômica internacional para produtores bolivianos, e até o próximo ano, espera-se expandir esse serviço para mais 11 países latino-americanos.
Além do México e da Bolívia, países como Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico e República Dominicana também receberão essas avaliações. Até novembro, a Embrapa Gado de Leite deverá receber informações genéticas de 350 rebanhos estrangeiros, totalizando cerca de 3 mil animais.
“Estamos internacionalizando nossas ações de melhoramento genético do Gir Leiteiro”, afirma Marcos Vinícius G. B. Silva, pesquisador da Embrapa e um dos responsáveis pelo Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL).
A exportação da genética bovina traz significativas divisas ao Brasil, solidificando sua posição como referência em genética de bovinos leiteiros em climas tropicais.
A bovinocultura leiteira tem incorporado novos conceitos, como genômica, bioquímica e informática, transformando o paradigma do melhoramento genético, que, até uma década atrás, se baseava apenas em características fenotípicas dos animais, como conformação do úbere e produção de leite. Hoje, 95% dos animais registrados anualmente na Embrapa são avaliados por métodos genômicos, assegurando a competência do Brasil na seleção de bovinos leiteiros adaptados às condições tropicais e sustentando a exportação dessa tecnologia.
🧪 Avaliação genômica: rapidez e eficiência no melhoramento genético
A seleção genômica, que desperta o interesse de países latino-americanos, representa a mais recente ferramenta no melhoramento genético bovino, a Embrapa já conseguia identificar diferenças significativas entre animais taurinos (bovinos de origem europeia, como a raça Holandesa) e zebuínos (de origem indiana, como a raça Gir). Com a avaliação genômica, é possível mais do que dobrar a velocidade do melhoramento genético a um custo reduzido. Embora o percentual exato de redução de custos varie conforme o país e o sistema de manejo, estudos apontam uma diminuição superior a 50%.
🧪 Comparação entre melhoramento genético tradicional e seleção genômica
Desde 2018, a avaliação genômica foi incorporada oficialmente ao Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro, sendo esta a primeira raça zebuína leiteira a adotar essa tecnologia, que agora é exportada para países latino-americanos. A implementação da genômica no processo de seleção aumentou a precisão das estimativas de valores genéticos, especialmente para animais jovens, permitindo a diminuição do intervalo entre gerações e a aceleração do progresso genético da raça.
O quadro abaixo compara os dois modelos de melhoramento: o tradicional (antes da avaliação genômica) e como a seleção genômica otimizou o processo:
🌦️ Boletim do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.
🗓️Previsão para Quarta-Feira: 13/11/24
💰 Ibovespa | 127.715,58 pontos (↑0,01%)
💵 Dólar Comercial | R$ 5,746 (↓0,43%)
💶 Euro | R$ 6,110 (↓0,24%)
📈 Selic Novembro 2024: 0,32897%
📊 IPCA Outubro 2024: 0,56%
📊 IPCA Acumulado 2024: 3,88%
➡️ Período Referência: 12/11/2024
Açúcar: R$ 167,53 sc (↑0,46%)
Algodão: R$ 395,30 | lp (↑0,03%)
Arroz: R$ 111,99 | sc (↓3,42%)
Bezerro: R$ 2.545,04 | cab (↑1,09%)
Boi Gordo: R$ 335,15 | @ (↑0,16%)
Café Arábica: R$ 1.633,02 sc (↑2,44%)
Café Robusta: R$ 1.526,82 (↑2,00%)
Feijão Carioca tipo 1/PR - R$ 189,22 (↑0,22%)
Feijão Preto tipo 1/PR - R$ 243,76 (↑0,97%)
Frango Cong: R$ R$ 7,90 (0,00%)
Leite/Brasil: 09/24 R$ 2,8657 | litro
Milho: R$ 74,37 | sc. (↓0,24%)
Ovos:
Branco: MG - R$ 136,07 (↓0,01%)
Vermelho: MG - R$ 155,08 (-0,00%)
Soja:
Paranaguá - R$ 144,83 | sc (↓0,68%)
Paraná - R$ 141,73 | (↓0,08%)
Suíno:
MG (Posto) - R$ 10,25 Kg (0,00%)
SP (Posto) - R$ 9,94 Kg (↑0,30%)
Trigo: PR - R$ 1.434,59 T (↑0,10%)
Fonte: CEPEA-Esalq/USP e Notícias Agrícolas
Meu Sucesso Agro, onde o campo encontra o sucesso!🌱
Fique por Dentro de tudo que acontece no mundo Agro com
Especialistas do Mercado, abordando assuntos relevantes e soluções eficientes para o seu negócio🌱🚜
🚀 Você pode ser nosso anunciante! 🚀
Onde mais encontro o The Farm News?
Instagram: @thefarmnews
Youtube: @BlueFarm
☑️ Confira as Edições do The Farm News Aqui
Direto na caixa de entrada do seu e-mail favorito. Segunda a sexta, às 11:45. É gratuito, mas vai transformar o seu dia.
Produtores rurais, Consultores, Técnicos, Empresários e Entusiastas do Agro, mais inteligentes em 7 minutos. Somos um newsletter gratuito, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado. Notícias Relevantes para o Segmento Agro, além de atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia, mercado financeiro e de Produtos Agropecuários.
E não para por aí….
Dicas, Resumos, Análises, Listas, infográficos, insights, benefícios e Indicações que vão turbinar seu negócio agro.
O próximo anunciante pode ser você. É só clicar aqui.
Até amanhã, às 11:45
📧 Sempre chegamos à sua caixa de entrada por volta das 11:45. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam…
Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.
Disclaimer - The Farm News
1. O The Farm News é uma News meramente informativa, não se configurando como relatório de análise;
2. O The Farm News não faz recomendações de investimento e não é certificado para tal.
Numerário Edições The Farm News
Ano 03
Edição Geral: 262
Edição Ano Corrente: 0224/24
Autor: Blue Farm
Reply