Panorama do mercado de cacau

The Farm News Edição 068

💬 Pílula do dia!

Feriado é a pausa perfeita... para continuar trabalhando com ainda mais força!

Hoje é feriado, e como o agro não para, nós aqui também não paramos! Nesta edição do The Farm News, trazemos para você um panorama sobre o Cacau elaborado pelo Radar Agro do Itaú BBA. A produção desse fruto que está sendo muito vista, lembrada e comentada pelos brasileiros cada dia mais. O Cacau não é utilizado somente na produção de chocolate, ele também está presente em bebidas, sorvetes, sobremesas e outras variedades de produtos alimentícios com um valor nutricional sendo rico em antioxidantes e minerais.

A produção de cacau é uma fonte importante de renda para milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente em países da África (73%), América Latina (21%) e Asia e Oceania (5%). Além disso, o cacau é commodity internacionalmente comercializada, o que contribui significativamente para a economia global.

Os países que lideram a produção de cacau no mundo são Costa do Marfim, Gana, Equador, Camarões e Nigéria. O Brasil é, hoje, o sexto maior produtor global de cacau, com220 mil t/ano.

No Brasil, os estados do Pará e da Bahia são os principais produtores, responsáveis por aproximadamente 96% da oferta nacional. Uma pequena parcela é produzida por estados como o Espírito Santo, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, além de outros estados, como Roraima, Amapá, Ceará, Minas Gerais e São Paulo, cuja produção está em fase inicial. O sul da Bahia têm sofrido com os reflexos do El Niño, o que deve resultar em redução da produção, diante do impacto do clima desfavorável.

A Costa do Marfim, principal produtor global, sofreu com um clima mais seco em 2023. Depois, veio um período com excesso de chuvas para o país, o que contribuiu para a proliferação de doenças do cacaueiro, principalmente a do broto inchado e agora, o El Niño, que impõe clima mais seco e mais quente para a região, isso refletiu em uma entrega de cacau dos países africanos muito abaixo do registrado em anos anteriores. Entre outubro e dezembro de 2023, as entregas da Costa do Marfim ficaram 36% abaixo do mesmo período de 2022 e em Gana, a queda foi de 50%.

A expectativa é de um novo déficit para o balanço global de cacau na safra 2023/24, o terceiro consecutivo, à medida que a demanda se mostra mais resiliente do que o esperado. De acordo com pesquisa realizada pela Reuters, o déficit global pode chegar a 375 mil t em 2023/24. A última vez em que o mercado de cacau teve 3 déficits globais seguidos foi em 1969.

📌 Mercado do Cacau

A indústria do chocolate é responsável por uma grande parcela do mercado da commodity, sendo os países que mais processam cacau a Costa do Marfim, Holanda, Indonésia, Alemanha e Malásia. No total, foram processadas em 2022/23, 5MMt de amêndoas segundo a ICCO.

Ao longo dos anos, a produção de cacau na África, principal região produtora, variou bastante. Isso pode ser atribuído a problemas climáticos, envelhecimento das árvores e práticas agrícolas inadequadas, além do baixo volume de investimentos nas lavouras. Nas Américas, a produção aumentou ao longo dos anos, porém o continente representa menos de 1/3 da produção africana.

O mercado tem enfrentado uma persistente escassez de oferta de cacau, resultando em um déficit na safra global por duas temporadas consecutivas. O cenário tende a se repetir no ciclo 2023/24 (out-set), coma expectativa de que a demanda continue a superar a oferta, o que está impactando diretamente os preços do produto.

Diante de todas as questões relacionadas à oferta, em 2023 o cacau apresentou valorização de 63% na bolsa de Nova Iorque. Aqui no Brasil, na praça de Ilhéus, os preços subiram 56% no ano passado. Nos primeiros meses de 2024 as cotações do cacau seguem em trajetória de alta, sobretudo nas últimas semanas. Do início do ano até agora, em Nova Iorque e Ilhéus, o preço registra elevação de 29% e 22%, respectivamente.

A curva de preços futuros segue mostrando patamares bastante elevados para as cotações durante todo o ano de 2024. O consumo forte e a demora para a regularização da oferta devem seguir sustentando os preços do cacau no mercado internacional. Entretanto, um ajuste adicional poderia vir diante de uma possível destruição da demanda, como reflexo dos preços altos.

Veja também!

🧬 Ciência na Sapucaí: Mocidade desfila com clones de cajueiros doados pela Embrapa

Foto: Cleber Mendes / Agência O Dia

Ontem trouxemos aqui o desfile da escola de samba Mancha Verde de São Paulo, com o enredo sobre o agro, hoje trazemos novamente o desfile de uma escola de samba, mas dessa vez no Rio de Janeiro, a Mocidade que levou o agro para a Sapucaí.

Por ser fruta nativa brasileira, o caju foi escolhido como enredo da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel para o carnaval deste ano, no Rio de Janeiro.

“Fruta brasileira não é banana, não é maçã. É caju!”, disse à Agência Brasil o chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra. Não só a história e a tradição dessa fruta estarão no desfile, como também inovações da ciência brasileira. Clones de mudas de cajueiros, algo que parece ficção científica, vão cruzar a avenida com os foliões.

A escola desfilou no Sambódromo nesta segunda-feira (12). O enredo diz “Pede caju que dou… Pé de caju que dá”. Em julho, a Embrapa, que tem em Fortaleza (CE) o centro que desenvolve toda a pesquisa com o caju, entrou em contato com a escola de samba para falar não só sobre as características da fruta, como sobre toda a tecnologia que sua produção envolve.

O desfile da escola começa com a produção agrícola, passa pelo modernismo brasileiro, homenageia o tropicalismo e olha para o futuro por meio de menções às agritechs (startups do agronegócio), mostrando as pesquisas na área de alimentos para o aproveitamento total do caju, simbolizadas por uma escultura de um hambúrguer feito com a fruta.

A cajucultura hoje demanda tecnologia, demanda sistemas produtivos avançados. Então, a gente tem que unir as características da fruta com a tecnologia que o agro brasileiro demanda”, explicou Saavedra. A partir daí, a Embrapa Agroindústria Tropical passou a trabalhar junto com a Mocidade, dando informações técnicas, “até para eles construir o samba, o enredo, os carros alegóricos. Foram muitas conversas”.

Na reta final, foi plantado um cajueiro na Cidade do Samba, em área reservada para a Mocidade pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Para o carro alegórico da escola, que fala do caju e da tecnologia de produção, a Embrapa doou 500 mudas de cajueiros anões, também chamadas clones. “A tecnologia Embrapa estará na Marquês de Sapucaí. Os clones são as variedades”.

As mudas foram doadas à Mocidade Independente de Padre Miguel em troca de uma ação social. Após o carnaval, a escola se comprometeu a realizar um trabalho também de doação para a comunidade, para as pessoas plantarem os cajueiros nos seus próprios quintais ou em parques.

A cultura do cajueiro é explorada por cerca de 170 mil produtores, em mais de 53 mil propriedades, dos quais 70% são pequenos agricultores com áreas inferiores a 20 hectares. Estima-se que a atividade gere em torno de 250 mil empregos diretos e indiretos. Na Região Nordeste, sua importância é ainda maior, pois a demanda por mão de obra para a colheita coincide com o período de entressafra das culturas anuais de subsistência, ou seja, o segundo

Inteligência Artificial e a relação com os vinhos 🍷 

Hoje é feriado, um bom dia para tomar aquele vinho saboroso, puro, um verdadeiro vinho, hoje em dia a indústria do vinho enfrenta um desafio premente: a fraude na bebida, e a inteligência artificial (IA) está chegando também nos vinhedos, para tentar dificultar essas ações.

Os recentes avanços na IA, especialmente na aprendizagem automática, abriram novos caminhos para a verificação de vinhos. A pesquisa publicada em um artigo da Communications Chemistry ilustra esse avanço. Os cientistas treinaram algoritmos de IA para analisar a composição química dos vinhos, permitindo-lhes rastrear uma garrafa até o seu vinhedo e colheita específicos com notável precisão.

O estudo abrangeu 80 vinhos diferentes, provenientes de sete propriedades na região de Bordeaux, na França, com 12 safras diferentes entre 1990 a 2007. Esse método, baseado na cromatografia gasosa e análise de concentrações de compostos complexos, não só mostrou um resultado quase perfeito (taxa de sucesso de 99%) na identificação da propriedade do vinho, mas também 50% de precisão na determinação da colheita.

Além da detecção de fraudes, a IA e o olfato digital podem enriquecer a experiência do vinho. Ao analisar objetivamente o bouquet de um vinho, os entusiastas podem aprender sobre as notas e sabores sutis que definem uma região ou um determinado processo de vinificação. Esta educação poderia aprofundar a apreciação do vinho, fazendo a ponte entre os bebedores novatos e os aficionados experientes.

Os produtores de vinho também serão beneficiados. O controle de qualidade, um aspecto crítico da produção da bebida, poderia ser significativamente simplificado com a IA. Os enólogos poderão alcançar consistência e excelência analisando os perfis químicos e olfativos dos vinhos em diferentes fases. Além disso, essa tecnologia auxiliará na mistura de vinhos, habilidade tradicionalmente reservada aos mais experientes na área.

Ao olharmos para o futuro, a integração da IA ​​e do olfato digital na autenticação e apreciação da bebida parece não apenas plausível, mas inevitável. A criação de bibliotecas digitais abrangentes de odores e algoritmos avançados de IA promete uma nova era na indústria do vinho.

🔎 CONHEÇA NOSSO PARCEIRO!

Prospere com produção de gado em SC! 🐂 💰

O Projeto Contadino é uma verdadeira inovação no mundo do agronegócio, combinando o melhor da tradição com a tecnologia para ajudar pequenos e médios produtores a crescerem de forma sustentável.

É mais do que apenas produção; é sobre criar uma comunidade onde todos têm acesso às ferramentas e conhecimentos necessários para prosperar.

Ao se tornar investidor, você não apenas apoia uma produção mais limpa e justa, mas também faz parte de um movimento que valoriza pessoas e o nosso setor.

Fonte: Canal Rural

📍 Boletim do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

🗓️Previsão para Terça-Feira: 13/02/24

💰 Ibovespa | 128.025,70 pontos (↓0,15%)

💵 Dólar Comercial | R$ 4,961 (↓0,68%)

💶 Euro | R$ 5,349 (↓0,62%)

📈 Selic Fevereiro 2024: 0,25201%

📊 IPCA Janeiro 2024: 0,42%

📊 IPCA Acumulado 2024: 0,42%

➡️ Período Referência: 09/02/2024

  • Açúcar: R$ 146,32 | sc (↑0,17%)

  • Algodão: R$ 400,35 | lp (↑0,40%)

  • Arroz: R$ 117,04 | sc (↓3,85%)

  • Bezerro: R$ 2.020,62 | cab (↓0,52%)

  • Boi Gordo: R$ 239,35 | @ (↓2,39%)

  • Café Arábica: R$ 1.027,90 sc (↑0,96%)

  • Frango Cong: R$ R$ 7,40 (↑1,37%)

  • Leite/Brasil: 12/23 R$ 2,0335 | litro

  • Milho: R$ 62,17 | sc. (↓0,27%)

  • Ovos:

    Branco: MG - R$ 177,65 (-)

    Vermelho: MG - R$ 205,50 (-)

  • Soja:

    Paranaguá - R$ 118,87 | sc (↑1,57%)

    Paraná - R$ 112,80 | (↑1,64%)

  • Suíno:

    MG (Posto) - R$ 6,86 Kg (↑9,41%)

    SP (Posto)- R$ 6,73 Kg (↑9,79%)

  • Trigo: PR - R$ 1.250,77 T (↑0,43%)

🎙️ Explore o Futuro do Agronegócio com o Podcast Meu Sucesso Agro🎙️

Você está convidado a embarcar em uma jornada fascinante pelo universo do agronegócio! Aperte o play e descubra: Inovações Sustentáveis, Tecnologia no Campo, Histórias Inspiradoras, Análises de Mercado, Entrevistas exclusivas com Especialistas e muito mais.

Não fique de fora dessa conversa vital para o nosso futuro! Junte-se a nós no Meu Sucesso Agro e faça parte da comunidade que está moldando o amanhã do agronegócio.🌱🚜

🚀 Você pode ser nosso anunciante! 🚀

Onde mais encontro o The Farm News?

Direto na caixa de entrada do seu e-mail favorito. Segunda a sexta, às 11:45. É gratuito, mas vai transformar o seu dia.

Produtores rurais, Consultores, Técnicos, Empresários e Entusiastas do Agro, mais inteligentes em 7 minutos. Somos um newsletter gratuito, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado. Notícias Relevantes para o Segmento Agro, além de atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia, mercado financeiro e de Produtos Agropecuários.

E não para por aí….

Dicas, Resumos, Análises, Listas, infográficos, insights, benefícios e Indicações que vão turbinar seu negócio agro.

O próximo anunciante pode ser você. É só clicar aqui.

até a próxima edição, às 11:45

📧 Sempre chegamos à sua caixa de entrada por volta das 11:45. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam…

Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.

Disclaimer - The Farm News

1. O The Farm News é uma News meramente informativa, não se configurando como relatório de análise;

2. O The Farm News não faz recomendações de investimento e não é certificado para tal.

Numerário Edições The Farm News

Ano 03

Edição Geral: 068

Edição Ano Corrente: 030/24

Autor: Blue Farm

Reply

or to participate.