• The Farm News
  • Posts
  • Rentabilidade do agronegócio menor que a poupança

Rentabilidade do agronegócio menor que a poupança

The Farm News Edição 072

💬 Pílula do dia!

Uma nova semana se inicia, e hoje você tem a oportunidade de construir o amanhã que você deseja ⏳

Rentabilidade do agronegócio está menor que a poupança 📉

A Scot Consultoria calcula anualmente as rentabilidades médias das atividades agropecuárias e opções de investimento de capital. Para este cálculo são utilizados modelos econômicos que levam em consideração fatores estimados para cada negócio agropecuário (índices técnicos, localização e estrutura produtiva), conforme o nível tecnológico. Dentre as atividades agropecuárias, os retornos, de modo geral, ficaram bem abaixo dos investimentos mais conservadores e de menor risco em 2023. Veja aqui os resultados completos de 2023.

A poupança é um investimento extremamente conservador de baixo risco, e teve uma rentabilidade de 8% ao ano, setor dos grãos da agricultura anual teve uma rentabilidade de 1,5%, a pecuária considerada o ciclo completo e com alta tecnologia5,7%. A rentabilidade considera o total dos ativos empregados na produção, incluindo o custo da terra, ou seja, é dividido esse custo operacional, pelo custo de todos os ativos envolvidos na produção.

A agricultura por si só é uma atividade de altíssimo risco, e o o mínimo que se espera quando vai se investir em qualquer atividade é ter uma taxa livre de risco do mercado, aqui no Brasil é a Selic, além dela deveria se ter um benefício, por assumir o risco de se produzir. E hoje o produtor rural somente no setor de sucroenergético foi acima da poupança.

Expectativas para 2024

Para a soja, as expectativas iniciais apontavam para recorde de produção brasileira (162 milhões de toneladas). O clima, porém, prejudicou a safra e, a expectativa foi revista, com quebra na produção. Apesar da revisão para baixo no Brasil, o balanço de oferta e demanda global deverá ficar confortável, com estoques finais estimados em mais de 100 milhões de toneladas para 2023/24, com a expectativa de recuperação da produção na Argentina e uma boa safra nos Estados Unidos.

Com isso, os preços na Bolsa de Chicago caíram a US$12,50/bushel para os contratos de março e maio/24. Com o dólar abaixo dos R$5,00, a colheita brasileira ganhando ritmo e maior oferta nos próximos meses, a expectativa é de que a pressão sobre os preços persista.

Para o milho, na safra 2023/24, a estimativa inicial indicava produção 9,1% menor em relação à safra 2022/23, em função da retração em área e produtividade. Com o atraso na semeadura da safra de soja, a janela de semeadura para o milho segunda safra ficou estreita, elevando o risco da produtividade e da produção. A demanda interna deverá aumentar, e a exportação, deverá se manter. Com menor produção e aumento na demanda, os estoques finais para 2023/24 deverão ser os menores dos últimos anos, o que poderá trazer sustentação à cotação, frente aos atuais preços, em 2024.

Apesar da expectativa de arrefecimentos nos preços do milho e da soja, a expectativa é de menor pressão por parte dos custos de produção para a próxima temporada (2023/24), principalmente com relação aos preços dos adubos e defensivos, uma vez que a oferta tem sido ajustada gradualmente em meio à retomada das atividades econômicas ao redor do mundo.

No mercado do boi, o descarte de fêmeas deverá continuar, mas, com menor intensidade em relação a 2023. Espera-se que a oferta de bezerros seja menor, em resposta ao aumento no abate de fêmeas, que deverá repercutir na oferta de bovinos jovens a partir de 2024, podendo trazer sustentação às categorias mais novas e estímulo à atividade de cria. Apesar da expectativa, não deverá ser um ano de grandes variações às cotações.

Para o leite, o cenário é de oferta de leite cru ajustada, retomada da demanda e preços melhores no mercado internacional, o que poderá desestimular à internalização. Com isso, após forte retração em 2023, melhores cotações em 2024 podem acontecer, com destaque ao período de entressafra de capim no país.

Para as atividades agrícolas, destacamos que a expectativa de custos de produção menores em 2024, frente aos últimos anos, poderá trazer alívio às margens das atividades.

Figura 1. Rentabilidades médias de diferentes investimentos em 2023

⛽ Venda de etanol atinge maior volume em quatro anos, com aumento de 38,22% em janeiro

As vendas de etanol totalizaram 3,00 bilhões de litros em janeiro, 38,22% de alta sobre igual período de 2023, informou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica). Segundo a entidade, o volume de vendas é o maior desde outubro de 2020.

O volume comercializado de anidro em janeiro foi de 1,11 bilhão de litros - aumento de 1,34% - enquanto o de hidratado somou 1,89 bilhão de litros, 75,54% acima do registrado em janeiro do ano passado. Com o preço do etanol combustível mais vantajoso com relação ao valor da gasolina, a demanda nos postos está maior desde meados do ano passado.

Conforme a Unica, considerando apenas o mercado doméstico, as vendas de hidratado em janeiro totalizaram 1,77 bilhão de litros, 75,59% acima de igual período do ano passado. A comercialização do anidro foi de 1,03 bilhão de litros, aumento de 6,48%. O volume comercializado no mercado interno ultrapassou a marca de 2,8 bilhões de litros, o maior desde outubro de 2019.

"O resultado reverbera a competitividade do biocombustível nas bombas que já dura meses. Na última semana, dados da ANP apontam uma paridade média de 61,7% entre o preço do hidratado e da gasolina C", disse a Unica em relatório sobre o mercado

No acumulado da safra 23/24, a comercialização de etanol soma 26,95 bilhões de litros, o que representa aumento de 9,37% em comparação com a safra anterior. O hidratado somou 16,27 bilhões de litros (+15,68%) e o anidro, 10,68 bilhões (+0,99%).

Companhia Strategie Grains prevê que a produção de trigo será menor na UE 🇪🇺

A consultoria Strategie Grains reduziu sua previsão para a produção de trigo soft na União Europeia em 2024, com a produção ainda devendo cair 2,5% em relação ao ano passado, após uma campanha de semeadura interrompida pelas chuvas.

A Strategie Grains prevê que a produção de trigo soft da UE, a principal cultura de cereais do bloco, será de 122,6 milhões de toneladas métricas, levemente abaixo dos 122,7 milhões projetados em janeiro.

“As chuvas excessivas de outono, que já prejudicaram o plantio, ainda causam preocupação em termos de impacto sobre o potencial de rendimento”, disse a Stategie Grains em seu relatório mensal de cereais da UE.

A consultoria reduziu sua previsão para a produção de cevada da UE este ano para 53,1 milhões de toneladas, de 53,4 milhões de toneladas previstas no mês passado, ainda 12% acima do nível atingido pela seca do ano passado. A previsão de colheita de milho na UE foi elevada de 63,6 milhões de toneladas no mês passado para 64,0 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 4,6% em relação ao ano anterior.

Espera-se que os agricultores da UE aumentem a semeadura de cevada de primavera e milho depois que a chuva impediu que alguns produtores concluíssem a semeadura de grãos de inverno, como o trigo. O excesso de umidade também estava prejudicando a semeadura precoce da cevada de primavera na França e na Espanha, disse a Strategie Grains.

🔎 CONHEÇA NOSSO PARCEIRO!

Entenda a importância de monitorar o consumo de ração dos frangos de corte regularmente para o alcance do máximo potencial genético de produção do plantel. Confira o Artigo Completo 👇️ 

Fique por dentro, dos principais assuntos que foram notícias na semana anterior!

📉 Mesmo com a leve recuperação na sexta-feira, a semana dos grãos na Bolsa de Chicago foi de queda. A soja caiu para as mínimas dos últimos dois anos na CME, com as boas expectativas para a safra brasileira, previsões de aumento da safra americana e chuvas na Argentina que melhoraram as condições para o plantio.

🇷🇺 O trigo caiu quase 6% na semana, e bateu a mínimo de 30 dias com o bom tempo, aumentando a expectativa de produção da Rússia, o maior produtor mundial. A Rússia aumentou a sua cota de exportação de grãos de 24 para 28 milhões de toneladas até o final de junho.

🌽 O milho com os estoques cheios, fez com que pressionasse os preços para baixo em Chicago.

☕ O café caiu na expectativa que a safra brasileira atinja 68 milhões de sacas, o que geraria um superávit de oferta.

🇧🇷 O açúcar também caiu com a expectativa de produção maior no Brasil.

🏆 O cacau segue imparável, foi recorde! A falta de chuva continua lá na Costa do Marfim, que é o maior produtor do mundo.

Notícias

📌 Rebeldes Houthis do Iêmen atacaram um navio com milho do Brasil que ia para o Irã (Lembrando que eles são apoiados pelo Irã). Desde novembro os Houthis têm atacado navios no Mar Vermelho por causa da ofensiva de Israel em Gaza.

📌 Um estudo da Bernist Asset Management concluiu que 24% das pessoas que tomam remédios para diabetes e perda de peso (como o Ozempic e o Egove), tomam menos café. Mas o CEO da Nestlé, cujos 7% das receitas deriva dos Nespressos, garantiu em dezembro que não há evidências disso.

📌 Uma pesquisa da Reuters prevê que o preço do açúcar bruto pode subir até 20% em 2024, já que pode faltar açúcar no mercado global na temporada que vem.

📌 As fazendas continuam crescendo muito nos Estados Unidos, mas o número de propriedades agrícolas caiu entre 2017 e 2022. Agora existem 1,9 milhão de fazendas, o menor número desde 1992. O alto custo das terras e de equipamentos podem explicar a concentração de propriedades.

📌 O Brasil e o Egito firmaram um acordo que facilita a exportação de carne bovina, suína e de frango. O Egito já é o nosso sexto maior importador de carne bovina, mais de 30 frigoríficos foram beneficiados.

📌 O Departamento de Agricultura Americano diz que deve conseguir produzir uma vacina para a nova variante da gripe aviária mais ou menos daqui a um ano e meio.

Novas plantas que repelem mosquito da dengue são identificadas 🦟🚫

O Brasil está passando por uma epidemia de dengue, desde o começo do ano, mais de 550 mil casos prováveis da doença transmitida por mosquitos foram contabilizados, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Em Santa Catarina, um estudo inédito foi realizado por pesquisadores da Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó), onde descobriram novas plantas capazes de afastar o mosquito da dengue, o que aparentemente pode ser feito a partir de óleos essenciais extraídos de pelo menos três espécies diferentes de plantas.

Como a pesquisa ainda está em andamento, os achados sobre as plantas que podem repelir o mosquito Aedes aegypti, através dos óleos essenciais, ainda são preliminares e não foram revisados por outros especialistas — o que ocorre antes da publicação do artigo em uma revista científica.

Conforme adiantam os cientistas da Unochapecó, são estas as três espécies de plantas que podem originar óleos essenciais eficazes contra os vetores da dengue:

  • Óleo essencial extraído do crisântemo (Dendranthema grandiflorum), com destacado efeito repelente contra o mosquito da dengue; 

  • Óleo essencial da planta unha-de-gato (Uncaria tomentosa), com efeito larvicida;

  • Óleo essencial da planta cataia (Drimys brasiliensis), também conhecida como casca d'anta, com potencial uso larvicida.

Além de pesquisas com óleos essenciais, plantas e fungos, a liberação de mosquitos com uma bactéria conhecida como Wolbachia e a vacina Qdenga são estratégias novas que começam a ser incorporadas para conter a doença.

💰 Ibovespa | 128.725,88 pontos (↑0,72%)

💵 Dólar Comercial | R$ 4,966 (↓0,04%)

💶 Euro | R$ 5,352 (↑0,03%)

📈 Selic Fevereiro 2024: 0,37825%

📊 IPCA Janeiro 2024: 0,42%

📊 IPCA Acumulado 2024: 0,42%

Fonte: Clima Tempo

📍 Boletim do tempo contendo informações sobre previsão, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

🗓️Previsão para Segunda-Feira: 19/02/24

➡️ Período Referência: 16/02/2024

  • Açúcar: R$ 148,48 | sc (↑1,65%)

  • Algodão: R$ 416,00 | lp (↑4,33%)

  • Arroz: R$ 112,29 | sc (↓7,75%)

  • Bezerro: R$ 2.004,87 | cab (↓3,02%)

  • Boi Gordo: R$ 240,45 | @ (↓1,86%)

  • Café Arábica: R$ 1.013,91 sc (↓0,41%)

  • Frango Cong: R$ R$ 7,40 (↑1,37%)

  • Leite/Brasil: 12/23 R$ 2,0335 | litro

  • Milho: R$ 62,47 | sc. (↑0,21%)

  • Ovos:

    Branco: MG - R$ 177,42 (↑0,37%)

    Vermelho: MG - R$ 206,23 (↓0,04%)

  • Soja:

    Paranaguá - R$ 118,35 | sc (↑1,13%)

    Paraná - R$ 112,38 | (↑1,26%)

  • Suíno:

    MG (Posto) - R$ 6,86 Kg (↑9,41%)

    SP (Posto)- R$ 6,79 Kg (↑10,77%)

  • Trigo: PR - R$ 1.255,33 T (↑0,80%)

🎙️ Explore o Futuro do Agronegócio com o Podcast Meu Sucesso Agro🎙️

Fique por Dentro de tudo que acontece no mundo Agro com Especialistas do Mercado, abordando assuntos relevantes e soluções eficientes para o seu negócio.

Não fique de fora dessa conversa vital para o nosso futuro! Junte-se a nós no Meu Sucesso Agro e faça parte da comunidade que está moldando o amanhã do agronegócio.🌱🚜

🚀 Você pode ser nosso anunciante! 🚀

Onde mais encontro o The Farm News?

Direto na caixa de entrada do seu e-mail favorito. Segunda a sexta, às 11:45. É gratuito, mas vai transformar o seu dia.

Produtores rurais, Consultores, Técnicos, Empresários e Entusiastas do Agro, mais inteligentes em 7 minutos. Somos um newsletter gratuito, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado. Notícias Relevantes para o Segmento Agro, além de atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia, mercado financeiro e de Produtos Agropecuários.

E não para por aí….

Dicas, Resumos, Análises, Listas, infográficos, insights, benefícios e Indicações que vão turbinar seu negócio agro.

O próximo anunciante pode ser você. É só clicar aqui.

até a próxima edição, às 11:45

📧 Sempre chegamos à sua caixa de entrada por volta das 11:45. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam…

Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.

Disclaimer - The Farm News

1. O The Farm News é uma News meramente informativa, não se configurando como relatório de análise;

2. O The Farm News não faz recomendações de investimento e não é certificado para tal.

Numerário Edições The Farm News

Ano 03

Edição Geral: 072

Edição Ano Corrente: 034/24

Autor: Blue Farm

Reply

or to participate.